29 abril 2016

Dia da Mãe

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro domingo do mês de maio.

Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.

A data é uma homenagem a todas as mães e, neste dia, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam surpresas para elas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas.

Na nossa biblioteca preparamos algumas prendas para o Dia da Mãe. Espero que gostem:


22 abril 2016

Melodias e Poesias com Hora da Pequenada

No dia 19 os nossos alunos do 6º G fizeram uma apresentação musicada das suas leituras, a alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo do Centro Escolar da Sé. Os mais pequenos, por sua vez, apresentaram alguns poemas e textos.
A partilha foi excelente.
Tanto os professores Artur Fernandes e Helena Subtil, como os alunos envolvidos estão de parabéns.


21 abril 2016

Não há nada com um livro - uma mensagem para o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

Mensagem da diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, por ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, 23 de abril de 2016

Não há nada como um livro.

Um livro é um elo entre o passado e o futuro. É uma ponte entre gerações e entre culturas. É uma força para a criação e a partilha de sabedoria e conhecimento.

Frank Kafka disse uma vez: "um livro deve ser um machado para quebrar os mares congelados dentro de nossa alma”.

Uma janela para a nossa vida interior, os livros também são a porta de entrada para o respeito mútuo e a compreensão entre as pessoas, através de todos os limites e de todas as diferenças. Existindo em todos os meios, os livros incorporam a diversidade do engenho humano, dando forma à riqueza da experiência humana e expressando a busca de sentido e de expressão que todas as mulheres e homens compartilham, que faz todas as sociedades avançarem. Os livros ajudam a entrelaçar a humanidade como uma única família, mantendo um passado em comum, uma história e um patrimônio, para criar um destino que é compartilhado, no qual todas as vozes sejam ouvidas no grande coro da aspiração humana.

Isso é o que nós celebramos no Dia Mundial do Livro e Dia dos Direitos Autorais, em parceria com a Associação Internacional de Editores, a Federação Internacional de Livreiros e a Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas – o poder dos livros para estimular a criatividade e fazer avançar o diálogo entre mulheres e homens de todas as culturas. Agradeço a Wroclaw, na Polônia, como a Capital Mundial do Livro de 2016, por seu compromisso com a difusão desta mensagem em todo o mundo.

Isso nunca foi tão importante em um momento em que a cultura está sob ataque, quando a liberdade de expressão está ameaçada, quando a diversidade é desafiada pela intolerância crescente. Em tempos turbulentos, os livros incorporam a capacidade humana de evocar mundos reais e imaginários, assim como de expressá-los em vozes da compreensão, do diálogo e da tolerância. Eles são símbolos da esperança e do diálogo que devemos valorizar e defender.

Shakespeare faleceu no dia 23 de abril de 1616, precedido apenas um dia por Cervantes. Neste dia, eu chamo todos os parceiros da UNESCO para compartilhar a mensagem de que os livros são uma força para combater o que Shakespeare chamou de “a maldição comum da humanidade – loucura e ignorância”.

08 abril 2016

Grande Final do LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento

Grande Final do LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento
Parabéns à aluna Célia Afonso Vaz do 5º C, que é uma das finalistas selecionadas para participar na grande final do Literacia 3D - Leitura. 

Muito em breve será anunciado o dia e o local da final, mas podemos já adiantar que será em Lisboa, em meados de maio.