Concursos








Livro do Mês

"Pedro Alecrim" de António Mota

Participa no concurso. Escolhe as opções corretas e no final clica em enviar:






Questionário
Clica para testar os teus conhecimentos sobre a obra "A fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andersen:

A fada Oriana, Sophia de Mello Breyner Andersen






Quem Sou Eu? Adivinha Quem Veio Visitar a BE

“Adivinha quem veio à BE” é um concurso promovido pela BE, em articulação com os professores de História, destinado aos alunos do 2º ciclo, da Escola Paulo Quintela.
Trata-se de um desafio à criatividade, estimulando o gosto pela leitura e pela investigação.

Os alunos participantes deverão:
a) Identificar as figuras dos dois cartazes – Figura nº1 e Figura nº2;
b) Referir a nacionalidade de cada personalidade;
c) Indicar a área do conhecimento em que se destacaram.


Vê as figuras na Biblioteca e participa mensalmente.


Problema do Mês
Este concurso destina-se a todos os alunos do 2º ciclo e visa promover o raciocínio e o gosto pela disciplina de Matemática.
Dirige-te à biblioteca, lê o regulamento e participa mensalmente.



A

Quem Sou Eu? Adivinha Quem Veio Visitar a BE

“Adivinha quem veio à BE” é um concurso promovido pela BE, em articulação com os professores de História, destinado aos alunos do 2º ciclo, da Escola Paulo Quintela.
Trata-se de um desafio à criatividade, estimulando o gosto pela leitura e pela investigação.

Os alunos participantes deverão:
a) Identificar as figuras dos dois cartazes – Figura nº1 e Figura nº2;
b) Referir a nacionalidade de cada personalidade;
c) Indicar a área do conhecimento em que se destacaram.





Respostas do Concurso de março

Figura 1: 
Nome: Aristides de Sousa Mendes
Nacionalidade: Portuguesa
Área do conhecimento: Política. Cônsul de Portugal em Bordéus, que ajudou a salvar dezenas de milhares de pessoas do Holocausto.

Figura 2:
Nome: Cleópatra
Nacionalidade: Egípcia
Área do conhecimento: Política. A última rainha da dinastia de Ptolomeu


Respostas do Concurso de fevereiro

Figura 1: 
Nome: Eusébio da Silva Ferreira
Nacionalidade: Portuguesa
Área do conhecimento: Desporto. É considerado um dos melhores futebolistas portugueses de todos os tempos

Figura 2:
Nome:Joana d'Arc
Nacionalidade: Francesa
Área do conhecimento: Heroína francesa e santa da Igreja Católica. É a santa padroeira da França e foi uma chefe militar da Guerra dos Cem Anos.





Resultados do concurso "7 dias, 7 dicas com os media"

Operação 7 dias com os media

Operação 7 dias com os media


A segunda edição da Operação 7 DIAS COM OS MEDIA decorre entre 3 e 9 de maio.

Esta iniciativa do Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM), que a Rede de Bibliotecas Escolares integra, tem por objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância que os meios de comunicação, tradicionais ou de nova geração, ocupam no seu dia a dia e para o uso esclarecido e informado dos media.

Trata-se de uma operação nacional, aberta a todas as pessoas e instituições, nomeadamente escolas ou bibliotecas que a ela queiram associar-se, desenvolvendo atividades na área da literacia mediática.

Convidam-se, deste modo, as bibliotecas escolares a integrar este projeto, fazendo o seu registo no sítio do projeto e indicando a atividade que pretendem vir a organizar.

Os trabalhos poderão explorar diferentes abordagens em torno dos media: suportes, tecnologias e ambientes; conteúdos; instituições mediáticas e seus profissionais; audiências, usos e práticas.

Participe!




LER É UMA FESTA!
Iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular, o concurso enquadra-se na 8ª Edição da Semana da Leitura cujo tema é a Língua Portuguesa. 
O Concurso Ler é uma Festa! convidou crianças e jovens a retratarem, a explicarem, a traduzirem e/ou a recontarem a festa da leitura das suas escolas, mostrando o envolvimento e o contributo de diversas disciplinas e projetos na celebração coletiva da Leitura.


Ler em Português

Promovido pela Fundação Luso-Americana para Desenvolvimento, a RBE e o PNL.

"As equipas selecionadas são premiadas com um programa de intercâmbio entre Portugal e os Estados Unidos da América para conhece in loco a cultura e os costumes dos dois países, bem como as dinâmicas e os projetos de leitura e literacia desenvolvidos pelas respetivas escolas e bibliotecas escolares".

INOVA - Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI, Concurso de Ideias
 O INOVA - Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI, Concurso de Ideias, pretende:
  • Desenvolver um ambiente propício à inovação e à criatividade;
  • Fomentar, nos jovens, a capacidade analítica e o espírito crítico em contexto de deteção de oportunidades de negócio;
  • Incentivar os jovens para a assunção do risco;
  • Proporcionar a experiência de participação numa competição;
  • Premiar e divulgar as ideias mais inovadoras.
O INOVA! é um concurso de ideias, que visa estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas nacionais.
Alargado pela primeira vez este ano ao 1.º ciclo do ensino básico, o concurso é dirigido a jovens que frequentem quaisquer dos ciclos do ensino básico e o ensino secundário, em escolas públicas, privadas, ou através de centros de formação, localizados em território nacional.
Os alunos podem concorrer em equipa, devendo sempre ser acompanhados por um professor ou formador. Não existe número máximo de elementos por equipa, mas, para facilitar a apresentação e defesa dos projetos, devem ser identificados, no máximo, três representantes por equipa: dois alunos e um professor.
O objetivo é estimular os jovens a desenvolverem ideias criativas que constituam uma solução para qualquer necessidade ou problema e que possam traduzir-se em projetos inovadores nas mais variadas áreas: científica e tecnológica, empresarial, social, ambiental, entre outras.








Em iniciativa conjunta, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém convidam todas as 
escolas do país, públicas ou privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA que decorrerá entre Janeiro e Março de 2014 e se constitui como forma de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia. 
No dia 22 de Março de 2014 celebra-se, no Centro Cultural de Belém [CCB], o DIA MUNDIAL DA POESIA que integrará a Final do Concurso Faça Lá um Poema, através de uma entrega simbólica de prémios aos vencedores.


A Câmara Municipal de Bragança, no âmbito da Norcaça, Norpesca & Norcastanha - Feira Internacional do Norte 2013, ao promover o concurso de “Quadras de S. Martinho com Ilustração” tem como objetivos estimular a criatividade e a imaginação, o gosto pela escrita, nomeadamente de poesia, no caso particular a poesia de cariz popular. Pretende, também, incentivar outras atitudes criativas, expressas por meios de expressão plástica.
Podem concorrer a este Concurso os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Concelho de Bragança, através das respetivas Instituições Escolares.
Lê as normas e participa!




A Câmara Municipal de Bragança/Biblioteca Municipal de Bragança com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da escrita, institui o Prémio Conto de Natal 2013.
Podem concorrer a este Prémio os alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Bragança, através das respetivas Instituições Escolares.
Lê as Normas e participa!











Sem comentários:

Enviar um comentário