Sexta-feira, pelas 14h00 decorreu a segunda fase (distrital) do concurso promovido pela Porto Editora, Literacia 3Di - O desafio pelo conhecimento.
Os alunos Diogo Pires, do 5.º C e Tiago Raposo do 6.º H, representaram a nossa escola respetivamente na literacia da Matemática e Literacia da Ciência.
A Semana da Leitura terminou em grande com a colaboração do Centro de Ciência Viva.
As turmas do 6º E e do 5º C tiveram a oportunidade de ouvir uma história relacionada com a química presente no nosso dia-a-dia e de realizarem duas experiências um pouco "explosivas".
Mais tarde foi a vez da turma do 5º C ouvir uma história relacionada com a poluição marinha e de apresentar algumas ideias do que poderia ser feito, em terra, para melhorar a situação.
Quarta-feira, 13 de março foi mais um dia a festejar a leitura.
Pela manhã a biblioteca encheu-se de música e de versos de elogio ao livro. Bonito de ver e ouvir!
Terminámos o dia à conversa com Teresa Tronjo, a propósito das suas "Crónicas da aldeia, ou talvez não".
A Universidade Sénior juntou-se a nós e a festa ficou mais festa.
A Semana da Leitura continuou com a vertente da ciência, já que o tema escolhido este ano pela RBB, para a Semana da Leitura, foi "Literatura e Ciência".
Os alunos de 5º e 6º ano tiveram a oportunidade de aprender que existe muita Matemática implícita no Origami.
Os professores da UTAD, que se deslocaram à nossa biblioteca, demonstraram que o uso do origami para ensinar geometria inspira a curiosidade e motiva a
criatividade dos alunos.
A Semana da Leitura já começou e as atividades têm sido excelentes!
Para começar as estagiárias do Ensino Básico propuseram à turma do 6.º A a leitura criativa de textos variados e como se pode ver, imaginação não lhes falta.
Mais tarde, foi a vez de a família se juntar às celebrações da leitura, com a participação da mãe de uma aluna do 5.º A.
O livro apresentado foi o "Comprar, Comprar, Comprar!" da Luísa Ducla Sores, que apresenta uma mensagem muito atual e que de forma divertida alerta para os problemas da sociedade de consumo em que vivemos
Segui-se um momento musical, relacionado com a temática. Não estava ensaiado, mas como se pode comprovar, os nossos alunos do 5.º A são muito afinados.
As turmas do 5.ºA e do 6.º B quiseram defender publicamente os livros de que mais gostam e para isso organizaram um debate: de um lado O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry e do outro O Diário de um Banana: A Última Gota, de Jeff Kinney.
Foi um debate muito animado e entusiasmante em que todos, incluindo a turma convidada o 6.º I, puderam ficar esclarecidos sobre os pontos fortes dos dois livros.
A campanha eleitoral está quase a chegar ao fim e agora resta apelar a que todos participem nas eleições.
Dia 15 de março, dirige-te à biblioteca e vota no teu livro preferido!
A semana de 11 a 15 de março é a Semana da Leitura! Para celebrar a leitura, o livro e o leitor, convidamos a comunidade a participar nas diversas atividades de festejo da leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.
A 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura já está!
Os nossos alunos compareceram à hora marcada, no local indicado (biblioteca Adriano Moreira) e depois de uma prova escrita, seguida de uma prova oral, mostraram que estavam aptos a seguir em frente. Parabéns!
A presença do professor Adriano Moreira foi inspiradora e "iluminou" a sessão, que terminou com o inevitável bolo de aniversário dos 555 anos da cidade.
É já esta quarta-feira!
A Mariana, do 5.ºG e o Rodrigo, do 5.ºA estão muito bem preparados e prontos para mostrar os seus conhecimentos sobre " A Menina Que Queria Salvar os Livros".
O amor chegou à BAG antes do 14 de fevereiro!
De 11 até dia 15, os alunos da escola básica Paulo Quintela, em contexto de biblioteca, participaram em várias atividades: jogaram o Bingo dos Afetos, testaram a memória no Jogo da Memória, escreveram bilhetinhos de amor, dedicaram mensagens elogiosas aos amigos e familiares, procuraram definir esse sentimento bom a que chamamos amor...
Foi a festa dos afetos!
Uma semana inteirinha para dizermos uns aos outros o quanto nos gostamos!
Mais de uma centena de alunos do 5.º ano da Escola Paulo Quintela participaram num encontro com o escritor João Pedro Mésseder.
O escritor foi recebido com entusiasmo pelos alunos, tendo como anfitriões a turma do 5.º A, seguido de um momento de declamação de poemas pela turma do 5.º G e finalizando com um momento musical pela turma do 5.º C.
Tratou-se de uma momento muito interessante que permitiu aos alunos o contacto direto com o autor.
João Pedro Mésseder contou histórias, falou dos seus livros e respondeu às inúmeras perguntas dos leitores, ávidos de saber tudo sobre o escritor.
No final, houve a habitual sessão de autógrafos.
A Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura irá decorrer a 20 de fevereiro, com a presença dos alunos Rodrigo M. Asseiro de Sá, do 5.º A e Mariana F. Pires Fernandes, do 5.º G.
As obras selecionadas para leitura nas diversas categorias são:
1.º Ciclo O dia em que me tornei pássaro, Ingrid Chabbert
2.º Ciclo A menina que queria salvar os livros, Klaus Hagerup
3.º Ciclo O tesouro, Selma Lagerlof
Secundário O tatuador de Auschwitz, Heather Morris