31 janeiro 2014

Dia Escolar da Paz e da Não Violência

No dia 30 de janeiro celebrámos o Dia Escolar da Paz e da Não-Violência, uma iniciativa do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal.
Desde 1964, que a celebração deste dia pretende sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos outros e chamar a atenção de políticos, governantes, pais, educadores e professores para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz.
Porquê a escolha do dia 30 de Janeiro?
A escolha da data não foi ao acaso: este foi o dia do assassinato de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.
Sabemos que esta não é a tarefa de um dia, mas de todos os dias e, por isso, na nossa escola, ao longo destes dias propomos a realização de algumas atividades de sensibilização para a não-violência e para a paz.
Esperamos que as atividades tenham alertado a Comunidade para a ideia de que a construção da Paz depende de todos, porque “Uma vez que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que deve edificar-se a paz”. (Preâmbulo da Constituição da UNESCO)

bibliotecalvarogomes's Dia da Paz album on Photobucket

1 comentário: