19 março 2021

Dia do Pai

O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.

A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.


Ficam aqui algumas ideias de livros para ler com o Pai, para o Pai ler, para ler ao Pai, para ao Pai oferecer. E como os avós são pais duas vezes, têm também direito a um mimo especial.


O Pai mais horrível do Mundo”, de João Miguel Tavares


João Miguel Tavares inspirou-se no seu filho Gui para retratar o mais antigo conflito doméstico: a vocação dos filhos para fazer asneiras e o esforço dos pais para os educar e proteger.

Com belíssimas ilustrações de João Fazenda, “O Pai mais horrível do Mundo“ é o livro ideal para todos os miúdos que acham os pais uns grandes chatos, e para todos os pais que ainda assim conseguem manter o sentido de humor.


“Os livros que devoraram o meu pai”, de Afonso Cruz

os livros que devoraram o meu pai


Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo.

Em “Os livros que devoraram o meu pai” vamos conhecer a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.


O Meu Pai é Um Homem-Pássaro”, de David Almond

O-Meu-Pai-é-um-Homem-Pássaro

Esta é a história da pequena Lizzie que, após a morte da mãe, se vê obrigada a desempenhar o papel de adulto perante o seu pai. Jack vive num mundo seu e, para se aproximar do pai, a jovem Lizzie começa a preparar a chegada dos participantes no Grande Concurso do Homem-Pássaro, que irá decorrer na povoação onde vivem.

Todos podem participar, basta que queiram atravessar o rio a voar. O pai de Lizzie é um dos participantes no Grande Concurso, e acredita que com as suas asas feitas de penas verdadeiras, conseguirá voar sem dificuldades. Será mesmo verdade? E Lizzie conseguirá acompanhar o pai neste voo?
“O Meu Pai é Um Homem-Pássaro“ é uma aventura fantástica repleta de carinho e momentos divertidos.


“O meu avô”, de Catarina Sobral





Book trailer O MEU AVÔ de Catarina Sobral from Orfeu Negro on Vimeo.

Para os avôs (que são pais a dobrar) este “O meu avô“, premiado com o Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha de 2014, é ideal.
Conta a história do Avô e do Dr. Sebastião. Duas personagens, dois tempos diferentes.
“O meu Avô acorda todos os dias às 6 da manhã. O Dr. Sebastião acorda às 7. Cruzam-se todos os dias à mesma hora. O meu Avô já teve uma loja de relógios. Agora tem bastante tempo. O Dr. Sebastião não é relojoeiro nem tem tempo a perder. O meu Avô tem aulas de alemão e aulas de pilates. Escreve cartas de amor (ridículas) e faz regularmente piqueniques na relva, comme il faut. Depois, ainda tem tempo para ir buscar-me à escola… De Pessoa a Manet, de Almada a Tati, um livro repleto de referências artísticas.”

















Sem comentários:

Enviar um comentário